• ‘NÃO TINHA CONHECIMENTO PLENO DESSA REALIDADE’, DISSE JABES SOBRE SITUAÇÃO DE ESCOLA
  • DONO DA JBS GRAVA TEMER DANDO AVAL PARA COMPRAR SILÊNCIO DE CUNHA
  • BAHIAFARMA INICIA PROCESSO PARA PRODUZIR E FORNECER INSULINA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE
  • EDITAL ‘BAHIA NA TELA’ CONTEMPLA GRUPOS SOCIAIS E DIVERSIDADE DE TEMAS

busca por data
maio 2017
D S T Q Q S S
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
mais buscados


HOSPITAL MANOEL NOVAES FIRMOU CONVÊNIO PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR

programa de Santa Casa lança proAtendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar

Projeto atende crianças da enfermaria do Hospital Manoel Novaes. Foto; Divulgação

Uma cerimônia na Brinquedoteca Irmã Creuza Wanderley no Hospital Manoel Novaes, na tarde dessa quarta-feira (24), marcou o lançamento do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar voltado a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica da unidade hospitalar. A ação foi possível somente a partir da celebração de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, parceria que já existe há 11 anos com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) – Sul Bahia.

O atendimento objetiva a garantia de direito à aprendizagem às crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Toda ação tem a parceria direta das Irmãs Auxiliadoras, responsáveis pelo projeto de reestruturação da Brinquedoteca Hospitalar. Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga Maria Rita Prudente, o programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar já é realizado no Hospital Manoel Novaes na área específica da Enfermaria da Oncopediatria, unidades voltada para internamento de crianças em tratamento contra o câncer.

“Realizamos também no Ambulatório de Oncohematologia Pediátrico e na Casa de Apoio do GACC. Neste momento estamos retomando as atividades na Enfermaria Pediátrica e para isso contamos com equipe pedagógica cedida pela Secretaria de Educação”, detalhou Rita Prudente.

Sobre o planejamento e ganhos do Programa, a coordenadora fala desta fase inicial quando serão priorizadas as Oficinas Lúdico-pedagógicas, correlacionando saberes e contextos, e utilizando ferramentas específicas como recortes, pinturas, teatro, contação de história, entre outros recursos. :: LEIA MAIS »

ATLETAS DE ITACARÉ PARTICIPAM EM BRASÍLIA DO BRASILEIRO DE CANOAGEM MARATONA

Atletas da canoagem de Itacaré participaram de competição em Brasília. Foto: Divulgação

Atletas da canoagem de Itacaré participaram de competição em Brasília. Foto: Divulgação

A equipe de canoagem de Itacaré, com aproximadamente 25 atletas, embarcou para Brasília para mais um grande desafio. Dessa vez os atletas itacareenses irão disputar o Campeonato Brasileiro “José Agmarino Coelho” de Canoagem Maratona 2017, a principal competição da modalidade no calendário nacional, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, Lago Sul Brasília. A competição reunirá os maiores atletas do Brasil, dos mais diversos estados brasileiros. A prova é seletiva para o Mundial de Canoagem Maratona a ser realizado em Pietermaritzburg na África do Sul. A Federação Brasiliense de Canoagem organiza o evento que tem a supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem.

A participação da equipe de Itacaré na competição contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, que viabilizou o transporte dos caiaques até a capital federal. Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a participação dos atletas locais é importante não somente por estar levando o nome da cidade, como também para possibilitar o intercâmbio dos canoístas com desportistas de outras cidades e para revelar a cada dia novos talentos nesse esporte. De acordo com ele, a canoagem em Itacaré já é destaque a nível internacional e terá uma oportunidade de crescer ainda mais com a implantação do Centro de Treinamento de Canoagem que será construído no bairro da Passagem, numa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado da Bahia.

O secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, acrescentou que além de tudo isso há ainda a questão social, já que a canoagem é um esporte olímpico que vem despertando cada vem mais interesse e os adolescentes e jovens que praticam vivem, em sua maioria, em condições de vulnerabilidade social e que estão mudando essa realidade através do esporte. Além da Prefeitura de Itacaré, a delegação de canoagem conta ainda com o apoio da Fazenda Santa Ana, SUDESB, ACC de Ubaitaba, Itacaré FM, Site Itacaré Urgente e Academia Styllus Fitness.

A Maratona utiliza as mesmas embarcações que a canoagem velocidade, (canoas e caiaques , conhecidos como C1, C2 e K1, k2), mas envolve remar longas distâncias em águas calmas exigindo dos atletas com muita estratégia e resistência. Assim como em eventos tradicionais como o ICF World Cup (Campeonato Mundial de Canoagem Maratona) a prova de Brasília possui postos fixos de portage, onde o atleta precisa carregar seu caiaque ou canoa para atravessar obstáculos em terra.

‘NÃO TINHA CONHECIMENTO PLENO DESSA REALIDADE’, DISSE JABES SOBRE SITUAÇÃO DE ESCOLA

Jabes se desculpou pela situação de escola na zona rural de Ilhéus. Foto: ArquivoO ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, resolveu se manifestar sobre as denúncias em relação a educação no município e a respeito da situação de uma escola na zona rural, que foi tema de uma reportagem no Fantástico, na TV Globo. O assunto também repercutiu bastante em todo o Estado e foi amplamente divulgado pela imprensa local.

Jabes, que está fazendo tratamento contra um câncer, disse que tem acompanhado os últimos acontecimentos e viu com tristeza as denúncias da reportagem exibida no Fantástico. Em nota, ele falou que está indignado com a situação física da escola de Piaçaveira, na área rural. O ex-prefeito justificou a falta de providências e pediu desculpas a sociedade.

“As explicações que me deram é que se tratava de imóvel particular e, portanto, a Prefeitura não poderia fazer investimentos. A verdade é que eu não tinha conhecimento pleno dessa realidade. Mas isso não é suficiente. E aqui peço sinceras desculpas em nome do governo pela falha”, alegou o ex-prefeito.

Segundo Jabes, o problema se arrasta há anos, perpassando várias administrações. Ele lembrou, ainda, que o atual prefeito e vice já ocuparam cargos em um governo anterior e, que agora, à frente da administração, permitiram o início do ano letivo a a continuação das aulas no local.

“Quero crer que o governo anterior ao nosso, que tinha como vice-prefeito Mário Alexandre e José Nazal como secretário, também não tinha conhecimento dessa indignidade. Mesmo agora, é razoável que o atual governo não soubesse da gravidade, pois, se assim fosse, não autorizaria o início do ano letivo no local.

Sobre a educação, durante sua administração, o e-prefeito disse ter reformado ou ampliado quase cem unidades escolares, na sede e nos distritos. Jabes citou como exemplo a Escola do Salobrinho, a qual, segundo ele, foi construída recursos próprios.

Por fim, afirmou que sempre atuou com atenção prioritária à área da Educação e, como cidadão ilheense, disse esperar que o atual governo “que recebeu a Prefeitura em melhores condições das que recebi em 2013″, possa avançar em benefício da população, em especial, da juventude.

ITABUNA: SEBRAE REALIZA WORKSHOP DE INOVAÇÃO NESTA QUINTA

O evento será realizado no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna. Foto: Divulgação

O evento será realizado no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna. Foto: Divulgação

Para donos de pequenos negócios interessados em tornar seu negócio mais competitivo, o Sebrae estará oferecendo um conjunto de soluções gratuitas no Workshop de Inovação, que será realizado nesta quinta-feira, dia 25, das 18h às 22h, no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, na Rua Paulino Vieira, 175, Centro.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 99974-2262, ou ainda presencialmente. Potenciais empresários, empreendedores e prestadores de serviço também podem participar.

De acordo com o gerente adjunto da unidade regional do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, a capacitação tem o objetivo de “oferecer ao empreendedor mais qualificação para inovar e criar um diferencial para a sua empresa”, declara.

Até o final do workshop é esperado dos participantes o desenvolvimento de competências como compreensão do conceito de inovação, busca pela diferenciação como vantagem competitiva para o negócio e o entendimento de que inovação não custa caro.

ITABUNA: CENTRO DE CULTURA DEVERÁ SER NOVAMENTE INTERDITADO

Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Foto: Divulgação/Secult

Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Foto: Divulgação/Secult

A população de Itabuna poderá ficar, mais uma vez, sem espaço para manifestação artística e cultural. O Centro de Cultura Adonias Filho, deverá receber nova interdição, após o Corpo de Bombeiros constatar diversas irregularidades no local. A decisão foi tomada durante uma reunião na manhã desta terça-feira (23), entre representantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a direção do Centro de Cultura.

Entre as irregularidades apontadas, está a falta de sinalização para saída de emergência, alarme de incêndio, problemas na rede elétrica, entre outras falhas que comprometem a segurança dos frequentadores. O Corpo de Bombeiros apontou também o risco de queda do muro externo, que coloca em perigo todas as pessoas que circulam pela calçada.

De acordo com a direção, a interdição só será confirmada após mais um encontro na tarde de hoje. Caso se confirme, todo o local ficará fechado para feiras, teatro e eventos em geral. A medida prejudicará, inclusive, diversos grupos que realizam atividades diariamente. Todos eles participaram dos editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e foram selecionados para ocupação do espaço.

Não é a primeira vez que o Centro de Cultura é interditado. Em 2013, o espaço ficou sem funcionar durante quase dois anos, após o governo do estado iniciar uma reforma e a mesma ser paralisada meses depois, por conta de desistência da empresa responsável pelas obras. Sem a reforma concluída, o Centro foi reaberto no final de 2015, com alguns ‘ajustes’ e medidas paliativas.

RISCO DE DERROTA NO STF DITA MUDANÇA DE ESTRATÉGIA DE TEMER

Temer muda estratégia de defesa. Foto: Joédson Alves/EFE

Temer muda estratégia de defesa. Foto: Joédson Alves/EFE

Estadão

A mudança da estratégia jurídica de Michel Temer começou a ser discutida no fim de semana, quando o presidente percebeu que um julgamento desfavorável do pedido de suspender o inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) poderia ser uma sentença de morte e decretar o fim antecipado de seu governo.

Depois que as cúpulas do PSDB e do DEM tomaram o veredicto do plenário do STF – antes marcado para amanhã – como parâmetro para a decisão de permanecer ou não na base aliada, Temer viu que a tática até então estabelecida havia se tornado uma armadilha.

Principal alvo das delações da JBS, o presidente foi alertado de que havia riscos de sofrer uma derrota na Corte e, sendo assim, toda a estratégia traçada poderia se transformar num divisor de águas contra o governo. A avaliação feita no Palácio do Planalto foi a de que, se o plenário referendasse o parecer do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, mantendo a investigação contra Temer, a crise aumentaria e a situação do presidente ficaria insustentável.

Com esse diagnóstico, o Planalto recorreu aos serviços do perito Ricardo Molina, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na tentativa de mostrar que a gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, continha edições, e, portanto, não poderia ser usada como prova na investigação.

Foi, na prática, mais uma estratégia para ganhar tempo e afastar ultimatos, deixando o inquérito correr no seu curso natural e evitando o possível desembarque de aliados. Dessa forma, quando a Polícia Federal entregar o seu laudo ao STF, o presidente já terá apresentado sua defesa pública.

ENEM: TAXA DE INSCRIÇÃO DEVE SER PAGA ATÉ QUARTA

Candidatos podem acompanhar inscrição pelo aplicativo do Enem. Foto: Reprodução/Inep

Candidatos podem acompanhar inscrição pelo aplicativo do Enem. Foto: Reprodução/Inep

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até a próxima quarta-feira (24) para pagar a taxa de inscrição. O valor do boleto é de R$ 82 para quem não teve direito à isenção. Para gerar o documento é preciso acessar o site.

O número de inscritos no Enem 2017 só será divulgado no próximo dia 30 de maio. Isso porque as instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmar o pagamento de boletos de cobrança.

Como os participantes têm até o dia 24 para pagar a Guia de Recolhimento da União, respeitando o horário de compensação bancária, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só terá os dados consolidados de inscrições confirmadas ao final das transações bancárias do dia 29.

Até às 15h da última sexta-feira (19), último dia das inscrições, 6.535.884 pessoas já haviam se inscrito. Neste ano, as provas ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos.

PROJETO DA CEPLAC SERÁ DEBATIDO EM COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Ceplac foi rebaixada  à condição de departamento da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foto: Ateffa

Ceplac foi rebaixada à condição de departamento da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foto: Ateffa

O documento que contém sugestões para a transformação da Ceplac em autarquia federal, com foco em pesquisa agropecuária, desenvolvimento territorial, extensão rural e qualificação profissional será apresentado aos parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados às 9 horas de terça-feira, dia 23. A sessão foi convocada pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), que também é presidente da Comissão de Revitalização da Ceplac (CRC).

Desde meados do ano passado, instituições da sociedade civil criaram o documento. Para isso foram realizados estudos, oficinas e reuniões com representantes de produtores rurais, dos territórios, governos dos Estados das regiões produtoras de cacau e as Universidades Federal da Sul da Bahia (UFSB) e Estadual de Santa Cruz (UESC).

A ideia se baseia na preservação do acervo tecnológico e científico da lavoura cacaueira criado pela Ceplac ao longo dos seus 60 anos, mas com um novo modelo institucional, além da abertura emergencial de concurso público para o preenchimento de 514 vagas no quadro de pessoal para atender aos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. O último concurso para provimento de vagas aconteceu em 1987.

A mobilização em favor da Ceplac se dá após o rebaixamento da instituição de reconhecida competência científica internacional na pesquisa do cacau e de culturas tropicais à condição de departamento da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tal mudança lhe retira autonomia administrativa e financeira.

Atendendo ao chamado do CRC e do Conselho de Entidades Representativas dos Servidores da Ceplac o documento foi apresentado às instituições da sociedade civil e Câmaras de Vereadores de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú e Valença, além de ter sido tema de debates na Assembleia Legislativa da Bahia. A sessão em Brasília contará com a participação de dirigentes da Ateffa-BA, AFC Itabuna e Ilhéus, Sintsef, Anteffa, ASAC e STAC, além de representantes da Ceplac em Brasília e na Bahia.

PSDB E DEM DÃO FÔLEGO A TEMER ATÉ A DECISÃO DO STF

O presidente Michel Temer recebeu aliados no Palácio do Jaburu neste domingo, 21. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente Michel Temer recebeu aliados no Palácio do Jaburu neste domingo, 21. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Estadão

As cúpulas do PSDB e do DEM resolveram dar mais um prazo para Michel Temer e agora aguardam o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido de suspensão do inquérito contra o presidente, na quarta-feira (24), para decidir se mantêm ou retiram o apoio ao governo. Nos bastidores, os dois partidos já avaliam uma saída alternativa para a crise política, com a construção de um nome de consenso para substituir Temer, caso a situação fique insustentável e haja eleição indireta.

O problema é que ainda não há acordo sobre quem seria o “salvador” da Pátria. O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), havia marcado uma reunião para este domingo, 21, em Brasília, com dirigentes e líderes de seu partido e também do DEM e do PPS para discutir a agonia de Temer após a delação da JBS. Ministros entraram em campo, porém, para pedir que o encontro fosse adiado.

O receio do Palácio do Planalto era de que o encontro passasse a ideia de desembarque do PSDB e do DEM, hoje os pilares da coalizão governista, depois do PMDB. Dirigentes tucanos asseguraram a Temer que não tomarão decisão precipitada, mas admitiram que a pressão de suas bases, principalmente da ala jovem, para o desembarque é muito forte.

A direção do PSDB do Rio divulgou nota no domingo pedindo a renúncia ou o impeachment de Temer e a saída dos quatro ministros tucanos do governo. A seção fluminense do partido, porém, só tem um deputado federal – Otávio Leite, presidente da legenda no Estado – e nenhum senador.

“Qualquer solução fora da Constituição não seria solução, e sim um problema. O Brasil pede que todos os fatos sejam apurados com rigor”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – um dos pré-candidatos do PSDB ao Planalto, em vídeo postado nas redes sociais. “O PSDB está ouvindo as bases e a decisão sobre permanecer ou não no governo será tomada pela Executiva Nacional, em conjunto com as bancadas e os governadores”, emendou o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), secretário-geral da legenda. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SALA DO EMPREENDEDOR AMPLIA SERVIÇOS E OFERECE MAIS CONFORTO PRA USUÁRIOS

Sala do Empreendedor oferece serviço mais humanizado em Ilhéus. Foto: Secom

Sala do Empreendedor oferece serviço mais humanizado em Ilhéus. Foto: Secom

O “Balcão do Empreendedor” agora é “Sala do Empreendedor”. De cara nova, o espaço destinado ao atendimento dos empreendedores de Ilhéus, foi reinaugurado nesta sexta-feira (19). A sala está mais humanizada, oferecendo mais conforto e uma diversidade de serviços ao público.

Não é apenas uma mudança de nomenclatura – explica o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos. “A sala dá a verdadeira dimensão de que este espaço é parte da casa do microempreendedor da cidade e, aqui, ele poderá atender a todas as suas necessidades, sejam de qualificação ou de orientação sobre o seu pequeno negócio”, conceitua.

Ao participar da reinauguração, o prefeito Mário Alexandre destacou a importância do pequeno negócio no contexto da economia local. “Parcerias que buscam o desenvolvimento da cidade sempre terão o meu apoio e a minha atenção”, afirmou.

Aumento de empresas

O coordenador-adjunto do Sebrae, Michel Lima apresentou um número extremamente positivo atribuído ao trabalho do atual governo. De janeiro a abril deste ano, houve um acréscimo de 500 empresas formalizadas em Ilhéus, atraídas pelas iniciativas conjuntas do Sebrae e da Prefeitura.

Sala do Empreendedor oferece atendimento gratuito. Foto: Secom

Sala do Empreendedor oferece atendimento gratuito. Foto: Secom

O espaço

A Sala do empreendedor, que funciona no térreo do Anexo de Secretarias, ao lado do Palácio Paranaguá, tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No espaço, são oferecidos serviços de orientação, formalização, emissão de Documento de Arrecadação do Simples (Das), INSS, declaração anual do Microempreendedor Individual (MEI), baixa, alteração, preparação para a abertura de novos pequenas empresas.

Declaração Anual

O prazo para apresentar a Declaração Anual de Faturamento é 31 de maio. Quem não efetuar a declaração anual terá que pagar uma multa no valor de R$ 25 por ano não declarado. “Sem regularização, o MEI não poderá participar das capacitações gratuitas do Sebrae”, esclarece Michel Lima. Ao visitar a Sala do Empreendedor (rua Santos Dumont) ou o PA do Sebrae (Praça José Marcelino) para a efetivação da declaração, os microempreendedores devem estar de posse do seu CNPJ e da relação de faturamento do ano passado. A Sala e o Sebrae estão disponibilizando técnicos para ajudar no processo. A ação é gratuita.

PREFEITURA DISCUTE PROJETO DE VIDEOMONITORAMENTO COM AUTORIDADES POLICIAIS E MP

Foto: Tayna Borges

Projeto prevê instalação de câmeras de videomonitoramento em vários pontos da cidade. Foto: Tayna Borges

Representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna participaram de uma reunião do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (CISP) com representantes do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, com o objetivo de apresentar o projeto de Videomonitoramento que visa aumentar a segurança do cidadão e coibir a violência na cidade.

Participaram da reunião o secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Vinícius Oliveira Nascimento; o diretor do Departamento da Tecnologia e Informação, Gustavo Domingos dos Santos; o Tenente-Coronel PM Idilceu Bastos, Subsecretário Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) – chefe da Guarda Municipal; o diretor de Indústria e Comércio, Tarciso Soares; e o guarda municipal Erislon de Souza Lúcio, criador do projeto de videomonitoramento.

Também estiveram presentes os promotores de justiça Dra. Renata Caldas Sousa Lazzarini; Dra. Thaís Monte Santo Passos Polo e Dr. Dorneles Leone Santana Filho; o coordenador regional da 6° Coorpin, delegado André Aragão, o investigador Lúcio Serra; o Major PM Manoilzo, e o Capitão PM Penalva, do 15º Batalhão de Polícia Militar.

Na apresentação do projeto que foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da informação foram apontados os pontos chaves da cidade em que mais ocorrem casos de violência, com dados estatísticos de ocorrências de crimes contra o patrimônio e drogas, bem como crimes e acidentes de trânsito. Na oportunidade, foram discutidos os locais no município que serão instaladas as câmeras de videomonitoramento, sendo divididos em cinco zonas.

“Essas zonas irão abranger o centro da cidade até o Centro Comercial, passando pela avenida Amélia Amado, após passar para os bairros do São Caetano, Mangabinha, Fátima, Califórnia, Monte Cristo e Santo Antônio”, explicou, informando que inicialmente serão utilizadas cerca de 50 câmeras, com alcance de 150 metros. Para o secretário John Nascimento, projetos como este são de extrema importância para o município, pois envolve qualidade de vida e segurança para os itabunenses.

LEGISLATIVO APROVA NOVA LEI DA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EM ITABUNA

Foto: Pedro Augusto Benevides

Lei que regulamenta contratação temporária foi alterada por meio de projeto enviado pelo executivo. Foto: Pedro Augusto Benevides

Por 16 votos contra um, o Legislativo de Itabuna aprovou nessa quinta, 18, o projeto do Executivo com o texto que vai reger a contratação por tempo determinado na administração pública. A nova lei, assim que sancionada, substituirá as duas que ainda regulamentam a seleção temporária de servidores por necessidade de excepcional interesse público.

A redação final contem quatro emendas de Júnior Brandão (PT) e duas de Beto Dourado (PSDB) acatadas pelo relator Milton Gramacho (PRTB) e pelo Plenário. O petista sugeriu, por exemplo, a extinção automática do contrato em caso de desvio de função; o tucano ampliou a vedação de substituir servidor enquanto houver cadastro de reserva válido de concursados.

O recrutamento temporário por análise de currículo e entrevista poderá envolver prova prática. Esses contratados terão direito a vantagens como salário-família, auxílio-transporte, adicional pelo trabalho noturno e gratificação pela regência de classe (caso dos professores); além de licenças às gestantes/adotantes (até 180 dias), paternidade, para tratamento de saúde.

Voto vencido, Jairo Araújo (PCdoB) tentou, via emenda (prejudicada por decisão anterior do Plenário), diminuir para 12 meses – já com a possível prorrogação – o tempo total das contratações excepcionais. O comunista sustentou que o prazo proposto pelo Executivo, de 44 meses, “enterra a possibilidade da realização de concurso público no decurso da atual gestão”.

Cidade Universitária

Por unanimidade, os vereadores concederam a Itabuna o título de Cidade Universitária. Conforme o projeto de lei do Executivo, que tramitou na Casa sob a relatoria de Chicão (PTB), a ideia é facilitar a instalação de cursos de graduação e promover o desenvolvimento da educação superior no município.

“NÃO RENUNCIAREI”, DIZ TEMER EM PRONUNCIAMENTO

Temer rejeitou a possibilidade de deixar o cargo de Presidente da República. Foto: Alan Santos/PR

Temer rejeitou a possibilidade de deixar o cargo de Presidente da República. Foto: Alan Santos/PR

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (18), o presidente da República, Michel Temer, disse que não vai renunciar. Temer ser defendeu após a revelação do conteúdo de um áudio gravado pelo dono da JBS, em delação da Lava Jato, e solicitou ao Supremo acesso à gravação.

“Não renunciarei. Repito, não renunciarei! Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida, para os esclarecimentos ao povo brasileiro”

Temer falou que a gravação clandestina “trouxe de volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada”. Ele afirmou que que “todo o esforço” de retirar o Brasil da maior recessão da história pode se tornar inútil com a divulgação de uma gravação gravada de forma clandestina.

“A revelação de conversa gravada clandestinamente . Portanto, todo um imenso esforço de retirar o País de sua maior recessão pode se tornar inútil. E nós não podemos “, afirmou.

Em sua defesa, o presidente destacou nunca ter autorizado o uso do seu nome de forma indevida ou sugerido que alguém fosse calado.

No ‘leia mais’, veja a íntegra do depoimento. :: LEIA MAIS »

FACHIN AUTORIZA ABERTURA DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR TEMER E NEGA PRISÃO DE AÉCIO

O senador Aécio Neves é acusado de pedir propina para pagar sua defesa na Lava Jato. Foto: José Patrício/Estadão

O senador Aécio Neves é acusado de pedir propina para pagar sua defesa na Lava Jato. Foto: José Patrício/Estadão

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (18) abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer (PMDB), por suposto envolvimento em uma trama para ‘compra’ do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Donos da empresa JBS gravaram conversa com Michel Temer que comprova que o presidente consentiu com pagamento de mesada a Eduardo Cunha. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (17) pelo Jornal O Globo.

Aécio Neves também foi alvo de um dos grampos. Na gravação, o senador pede R$ 2 milhões a Joesley Batista para pagar despesas com sua defesa na Operação Lava Jato.

Hoje cedo o senador foi afastado do cargo. Ele não poderá assumir qualquer cargo público, contatar outros investigados ou deixar o País. Havia uma expectativa de que o ministro Edson Fachin, do STF, decretasse a prisão de Aécio, após pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas o requerimento foi negado pelo relator da Lava-Jato.

No despacho, Fachin disse que apenas um “eventual recurso” poderá ser incluído em pauta para análise do Congresso “no tempo mais breve possível” — o que depende de um pedido ou da defesa de Aécio ou da PGR, se esta quiser insistir na prisão do presidente nacional do PSDB.

Informações do Estadão.

DONO DA JBS GRAVA TEMER DANDO AVAL PARA COMPRAR SILÊNCIO DE CUNHA, REVELA O GLOBO

Michel Temer, ao lado do ex-deputado Eduardo Cunha, antes de assumir a presidência. Foto: Andre Dusek/Estadão

Michel Temer, ao lado do ex-deputado Eduardo Cunha, antes de assumir a presidência. Foto: Andre Dusek/Estadão

Os donos da JBS disseram em delação à Procuradoria-Geral da República (PGR) que gravaram o presidente Michel Temer dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na operação Lava Jato. A informação é do colunista do jornal “O Globo” Lauro Jardim.

Segundo o jornal, o empresário Joesley Batista entregou uma gravação feita em março deste ano em que Temer indica o deputado Rodrigo Rocha Lourdes (PMDB-PR) para resolver assuntos da J&F, uma holding que controla a JBS. Posteriormente, Rocha Lourdes foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil, enviados por Joesley.

Em outra gravação, também de março, o empresário diz a Temer que estava dando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada para que permanecessem calados na prisão. Diante dessa informação, Temer diz, na gravação: “tem que manter isso, viu?”

Na delação de Joesley, o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, é gravado pedindo ao empresário R$ 2 milhões. A entrega do dinheiro a um primo de Aécio foi filmada pela Polícia Federal (PF). A PF rastreou o caminho do dinheiro e descobriu que foi depositado numa empresa do senador Zeze Perrella (PSDB-MG).

Nem Temer nem Aécio se manifestaram ainda sobre a declaração.

Segundo o jornal, em duas ocasiões em março deste ano Joesley conversou com Temer e com Aécio levando um gravador escondido.

O colunista conta que os irmãos Joesley e Wesley Batista estiveram na quarta-feira passada no Supremo Tribunal Federal (STF) no gabinete do ministro relator da Lava Jato, Edson Fachin – responsável por homologar a delação dos empresários. Diante dele, os empresários teriam confirmado que tudo o que contaram à PGR em abril foi de livre e espontânea vontade.

Joesley contou ainda que seu contato no PT era Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma Rousseff. Segundo “O Globo”, o empresário contou que era com Mantega que o dinheiro da propina era negociado para ser distribuído aos petistas e aliados, e também era o ex-ministro que operava os interesses da JBS no BNDES.

parceiros


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia