• BAHIA CELEBRA 15 ANOS LIVRE DA AFTOSA
  • MESA VAI DECIDIR SOBRE BENEFÍCIOS DE CUNHA
  • AUGUSTO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO

busca por data
agosto 2016
D S T Q Q S S
« mai    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
mais buscados


O VELHO “MIGUÉ”

Ainda nem começaram oficialmente as campanhas eleitorais e já tem candidato em Itabuna investindo nas conhecidas promessas mirabolantes. Invencionices que jamais serão implantadas e na qual poucos inocentes ainda acreditam.

Um dos postulantes ao comando do executivo municipal tem dito que criará um conselho de acompanhamento da Prefeitura nos bairros, para agilizar a resposta da administração às demandas das comunidades. Promete ainda ter um governo itinerante, despachando sempre em locais diferentes da cidade.

Pode escrever: esse conselho é um engodo que jamais sairá do papel e o candidato que fala em governo móvel, se eleito, é do tipo que prefere dar as ordens de portas fechadas. Ou seja, além de não ir ao encontro da comunidade, também não facilitará o acesso do eleitor ao seu gabinete.

Por enquanto, tudo é lindo. Mais à frente, é o velho filme. Ou melhor, o velho “migué”.

A HORA DO DESEMBARQUE

Como o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, não consegue sair das cordas, o PCdoB poderá se afastar do governo do qual é sócio e intensificar o discurso de que os comunistas tiveram seus esforços podados por gente da própria administração.

A decisão de acabar com a sociedade se fortalece diante do agravamento da crise hídrica e dos conflitos entre o governo e o funcionalismo, com uma greve de servidores anunciada para começar no próximo dia 11. E ainda há outra, de professores, na fila.

Com um cenário tão sombrio, o rompimento é visto como a única chance de o deputado federal Davidson Magalhães melhorar seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto.

BAHIA CELEBRA 15 ANOS LIVRE DA AFTOSA

Vacinação-AftosaOs 15 anos do reconhecimento internacional da Bahia como livre de febre aftosa com vacinação foram comemorados durante o evento de lançamento oficial da campanha, nesta sexta-feira (6), no espaço Kaikan, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Mesmo com os problemas enfrentados pela falta de chuva na região, os criadores apoiam a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vacinando os animais em prol da sanidade animal do estado.

“A meta é vacinar 96% dos cerca de 11 milhões de bovídeos na Bahia e a expectativa é que a regional de Teixeira de Freitas vacine 98% dos animais”, explica o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. A coordenadoria regional da Adab de Teixeira de Freitas está entre os melhores resultados do estado, com 97,22% obtidos em novembro de 2015. A região influencia diretamente no índice baiano, por ter o maior rebanho regional e os três maiores rebanhos municipais – Itamaraju (183.962), Guaratinga (152.763) e Itanhém (149.940).

O impacto negativo de uma enfermidade como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões por ano ano. Diante disso, o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, reforça a importância da vacinação perante os prejuízos socioeconômicos gerados com a constatação da doença.

“A aftosa não afeta só os criadores e pecuaristas com o fechamento de marcado, atinge os agricultores, a exemplo da fruticultura e dos grãos, que deixam de exportar. Por isso, devemos continuar vacinando e declarando, sempre em busca da manutenção dos índices vacinais acima de 90%, mínimo exigido pela OIE”, afirma Oziel.

MESA DA CÂMARA VAI DECIDIR SOBRE BENEFÍCIOS DE CUNHA

eduardo cunhaA Mesa Diretora da Câmara dos Deputados marcou para a próxima segunda-feira (9) a definição sobre o ato que determinará quais direitos o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ter durante o período do seu afastamento.

Segundo o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), a intenção da mesa é fazer uma analogia com os direitos proporcionais que a presidenta Dilma Rousseff deverá ter, caso o Senado decida pelo seu afastamento na próxima quarta-feira (11).

“A Casa não tem uma regra para isso. Vamos procurar possivelmente fazer uma analogia com a presidenta Dilma que, possivelmente, deve deixar o poder. Aquilo que, eventualmente, a Dilma deixando o mandato tiver, o presidente Eduardo Cunha deve ter”, disse Mansur.

A Lei de Impeachment, datada de 1950, não é clara sobre quais serão os direitos de Dilma no intervalo de até 180 dias afastada do poder. O único ponto detalhado na norma, descrito no artigo 23, resume-se à redução de 50% nos vencimentos. Da Agência Brasil

A PREFERÊNCIA DE NETO

Augusto e ACM Neto durante a convenção do PSDBUma situação curiosa foi observada nos debates políticos desta sexta-feira (6), em Itabuna. Alguns partidários do ex-prefeito Fernando Gomes, do DEM, tripudiavam com o fato do prefeito de Salvador, ACM Neto, não ter prestigiado o lançamento da pré-candidatura de Augusto Castro (PSDB).

A verdade é que Neto está na famosa “sinuca de bico”, pois já demonstrou preferência por Augusto, mas não pode escancarar no desprestígio ao correligionário. Logicamente, por esse motivo, nem sequer foi cogitada a participação dele no evento tucano.

Segundo o PSDB, a vinda de Neto sequer foi cogitada. E estranha mesmo foi a ausência do prefeito no lançamento da pré-candidatura de Fernando, ocorrido em abril.

“ITABUNA QUER UM PREFEITO QUE CHAME PRA SI A RESPONSABILIDADE”, DIZ AUGUSTO CASTRO EM LANÇAMENTO DE PRÉ-CAMPANHA

Pré-candidato disse que Itabuna hoje se sente "órfã" (foto Alex Freire)

Pré-candidato disse que Itabuna hoje se sente “órfã” (foto Alex Freire)

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) já é oficialmente pré-candidato a prefeito de Itabuna. O que era certo ficou sacramentado nesta quinta-feira (5), quando aconteceu o lançamento da etapa preliminar da campanha, com apresentação também dos nomes do PSDB que disputarão cadeiras na Câmara de Vereadores.

Acompanhado por lideranças políticas locais, estaduais e nacionais, além dos presidentes de partidos com os quais articula a futura coligação e pré-candidatos a vereador, Augusto fez questão de insistir que “Itabuna tem jeito”. Ele observou que a cidade vive uma das piores crises de sua história e se sente órfã, prejudicada por governos que se dedicaram mais à política partidária do que à gestão.

Em seu discurso, o pré-candidato disse que não se apresenta como salvador da pátria e que pretende ganhar a eleição “com a força do trabalho e dos bons projetos”. Insistindo na necessidade de uma administração municipal mais presente e eficiente, Augusto declarou que a cidade “quer um prefeito que puxe pra si a responsabilidade”. Ele acrescentou que o município precisa de investimento e avisou que vai “bater na porta do governo federal”.

O pré-candidato manifestou boas expectativas com o PMDB na Presidência da República, tendo o PSDB como aliado. Afirmou que buscará os apoios com os quais já tem contado em Brasília, como o do próprio Jutahy, além de estar certo de que haverá uma ajuda maior para Itabuna a partir da mudança dos ocupantes do poder. “O atual alinhamento político só produziu promessas e zero de realizações”, disse ele, referindo-se à parceria entre o governo municipal e as gestões estadual e federal.

PRESENÇAS – O evento teve a presença de aproximadamente 3 mil pessoas de todos os bairros de Itabuna e foi prestigiado por lideranças políticas estaduais e nacionais. Entre os presentes, estavam os deputados federais Jutahy Júnior, João Gualberto (presidente estadual do PSDB) e Daniel Coelho (PSDB/PE), que é pré-candidato a prefeito de Recife. Também participaram os deputados estaduais tucanos Adolfo Viana e Carlos Geilson, além de Luciano Simões Filho (PMDB); do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmera; e do ex-prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas.

Todos destacaram o perfil de Augusto Castro como político empenhado na busca de respostas para os problemas da população e comprometido com os interesses de Itabuna. Fazendo uma relação entre a sucessão municipal e o momento político vivido pelo país, Jutahy enfatizou que a população quer uma nova política. “Para Itabuna, a eleição de Augusto Castro será uma oportunidade de também dar uma virada em sua história, porque a cidade não quer mais o descaso e a incompetência”, declarou.

MINISTRO DO STF REJEITA AÇÃO DO GOVERNO CONTRA DECISÃO DE MENDES QUE SUSPENDEU POSSE DE LULA

Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

Reuters

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux rejeitou na madrugada desta terça-feira o mandado de segurança impetrado pela Presidência da República contra a decisão liminar do ministro da corte Gilmar Mendes suspendendo a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

Fux argumentou em sua decisão que o STF, há muito, “assentou ser inadmissível a impetração de mandado de segurança contra atos decisórios de índole jurisdicional, sejam eles proferidos por seus ministros, monocraticamente, ou por seus órgãos colegiados”.

Na sexta-feira, Gilmar Mendes decidiu suspender liminarmente a nomeação de Lula para o comando da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff e determinou que as investigações contra o ex-presidente no âmbito da operação Lava Jato retornassem à 13ª Vara Federal do Paraná, sob alçada do juiz Sérgio Moro.

PF DEFLAGRA 26ª FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO

download

Nova fase da Lava Jato tem Odebrecht como alvo.

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (22) a 26ª fase da Operação Lava Jato intitulada Operação Xepa. Cerca de 380 Policiais Federais cumprem 110 ordens judiciais na Bahia e em mais oito estados.
Estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 04 mandados de prisão preventiva.

A Operação Xepa é um desdobramento da 23ª fase (Operação Acarajé) tendo em vista que, em decorrência da análise de parte do material apreendido, descortinou-se um esquema de contabilidade paralela Grupo Odebrecht, destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas.

O material indicou a realização de entregas de recursos em espécie a terceiros indicados por altos executivos do Grupo Odebrecht, nas mais variadas áreas de atuação do conglomerado empresarial. Há indícios concretos de que o Grupo Odebrecht se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos.

Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, organização criminosa e lavagem de ativos. Os investigados conduzidos coercitivamente serão ouvidos em suas respectivas cidades, enquanto os presos serão trazidos nesta data para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

ALELUIA ILHÉUS FESTIVAL ESPERA UM PÚBLICO DE 120 MIL PESSOAS

O Aleluia Festival se consolida como um dos maiores evento dedicado ao turismo religioso no Estado. Foto: Divulgação

O Aleluia Festival se consolida como um dos maiores evento dedicado ao turismo religioso no Estado. Foto: Divulgação

Em sua terceira edição, o Aleluia Ilhéus Festival reunirá, entre 23 e 26 de março, diversas atividades culturais, exposição de artes, feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa, além de apresentações gratuitas de grandes atrações musicais nacionais.

Nos quatro dias dos eventos, o público estimado é de 120 mil pessoas, com expectativa de 100% de ocupação na rede hoteleira do município, cerca de 750 postos de trabalhos temporários gerados e um incremento de 15% no comércio local.

Já nesta quarta-feira (23), o cantor e compositor Regis Danese grava seu DVD de 10 anos de carreira na estrutura já toda montada próxima à Catedral de São Sebastião, centro da cidade, atraindo milhares de fãs de toda região, já organizados em caravanas. O cantor já vendeu mais de 2 milhões de cópias de discos.

O Aleluia Ilhéus inclui ainda apresentações gratuitas de outros grandes nomes da música nacional já confirmados, como Paralamas do Sucesso, Jorge Vercillo e a também cantora católica Adriana Arydes. O evento incentiva o turismo religioso, de lazer e gastronômico, devido ao grande potencial da cidade.

Complementam a vasta programação do festival durante o feriado da Semana Santa, feira de economia criativa com artesanato local, pavilhão de exposição de marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia, manifestações da cultura regional, instalações artísticas e vernissages de grandes artistas plásticos baianos. Tudo isso aliado ao espetáculo da encenação da Paixão de Cristo, que envolverá aproximadamente 80 pessoas, entre atores e figurantes.

COMISSÃO DE IMPEACHMENT SERÁ INSTALADA NESTA QUINTA-FEIRA

Foto: Alex Ferreira/Ag. Câmara

Foto: Alex Ferreira/Ag. Câmara

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, marcou para hoje (17) a instalação da comissão especial do impeachment, com a escolha do presidente e do relator. A previsão é de a partir das 14h, seja feita em plenário a eleição dos demais integrantes dessa comissão.

Por determinação do STF, a eleição que deverá ser aberta. Essa e as demais regras para o rito do impeachment foram confirmadas ontem pela Suprema Corte.

Os líderes partidários precisam apresentar as indicações dos 65 integrantes da Comissão. Essa indicação é feita de maneira proporcional, ou seja, as maiores bancadas têm direito a maior número de vagas.

Para Eduardo Cunha ainda restam algumas dúvidas sobre a eleição dos integrantes da comissão, que pode ocorrer de três maneiras: numa única chapa, por partido ou deputado a deputado.

Instalada a comissão, a presidenta Dilma Rousseff terá dez sessões do plenário para apresentar defesa. Depois disso, são outras cinco sessões para o colegiado votar pela continuidade ou não do processo.

A expectativa é que Eduardo Cunha faça sessões todos os dias, inclusive nas segundas e sextas, dias tradicionalmente parados no Congresso, para acelerar a contagem do prazo.

JUIZ DA 4ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE NOMEAÇÃO DE LULA

Lula elogia ex-presidente, e novo ministro, em cerimônia de posse. (Foto: Evaristo Sá/AFP)

O juiz federal Itagiba Cata Preta Neto concedeu agora há pouco uma liminar anulando o termo de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula e mais três ministros tomaram posse na manhã desta quinta-feira (17) em cerimônia no Palácio do Planalto.

Em seu discurso, a presidente disse que Lula é o maior líder político do país. “As dificuldades, muitas vezes, costumam criar oportunidades. As circunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político desse país”, afirmou.

Além de Lula, que assumiu a Casa Civil, tomaram posse Eugênio Aragão, no Ministério da justiça; Mauro Lopes, na Aviação Civil e Jacques Wagner, que deixou a Chefia da Casa Civil para assumir o gabinete pessoal da presidente.

JUIZ SÉRGIO MORO RETIRA SIGILO DA LAVA JATO E DIVULGA GRAMPO DE LULA E DILMA

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Operação Lava Jato interceptou uma ligação telefônica entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grampo foi divulgado nesta quarta-feira (16) após despacho do juiz Sérgio Moro, que decidiu retirar o sigilo do processo.

Moro afirma que alguns diálogos sugerem que Lula já sabia das buscas feitas pela 24ª fase da Operação Lava Jato no início do mês.

Segundo o juiz, em algumas conversas se fala, aparentemente, “em tentar influenciar ou obter auxílio de autoridades do Ministério Público ou da Magistratura em favor do ex-Presidente”. Moro ressalta, porém, que não há nenhum indício nas conversas, ou fora delas, de que as pessoas citadas tentaram, de fato, agido “de forma inapropriada”.

Ao fim do despacho, Moro informa que, diante da notícia de que Lula aceitou convite para ocupar o cargo de ministro chefe da Casa Civil, as investigações serão enviadas ao Supremo Tribunal Federal.

Ouça o áudio:

Com informações do G1.

BLITZEN DIMINUEM NÚMEROS DE MORTES POR ACIDENTES EM ITABUNA, AFIRMA SETTRAN

Coordenada pela Settran, Blitzen tem o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil. (Foto: Divulgação)

Coordenada pela Settran, Blitzen tem o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) apresentou nesta quarta-feira (16) uma avaliação das ações de fiscalização desenvolvidas na cidade desde dezembro do ano passado. Foram realizadas 180 blitzen em pontos estratégicos da cidade.

Segundo o balanço da Secretaria, o trabalho reduziu significativamente os acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais, inibiu os crimes contra a vida e assaltos, além de apreender cerca de 20 veículos roubados, entre motocicletas e carros.

O coordenador do Departamento de Trânsito da Settran, Jorge Teles, disse que o trabalho tem sido intenso e eficiente. “Desde o último acidente em dezembro passado, com morte no trânsito, provocado pelo consumo de álcool ao volante, a equipe de agentes de trânsito intensificou as blitzen, principalmente durante à noite e nas madrugadas nos finais de semana. Com isso, temos feito flagrantes de condutores com índices superior de álcool por litro de sangue o que fere a legislação de trânsito”, afirmou.

A Diretoria de Trânsito também comemora o fato de nos últimos 75 dias não ter sido registrada nenhuma morte no trânsito em Itabuna, o que representa o acerto da execução das blitzen. Além de contar com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar da Bahia, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/BA, a partir de agora a operação de fiscalização contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF de acordo com o secretário Abraão Ribeiro.

Dentre as ações de repercussão Jorge Teles cita a perseguição a homens armados no interior de um veiculo Gol, licenciado em Ibicaraí, que furou a blitz da Settran, na madrugada de sábado, dia 12. O veículo foi apreendido pelas equipes da Settran, Polícia Militar, DETRAN e Getam/GCM, mas seus ocupantes, acusados de assassinar um jovem nas primeiras horas de sábado fugiram, tomando rumo ignorado. Dentro do carro foi encontrado celular, tênis e uma quantidade de maconha. O caso foi repassado à Polícia Civil que abriu investigação sobre os fatos criminais.

OAB-ITABUNA ALERTA PARA A FALTA DE JUÍZES EM ITABUNA

edmilton-carneiro

Presidente da OAB-Itabuna pretende cobrar do TJ-BA uma solução para falta de magistrados.

Com o mote “Fazer de conta que é Justiça, é Injustiça”, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itabuna lançou uma campanha para alertar a população em relação aos atrasos no julgamento dos processos na Comarca de Itabuna.

De acordo com a entidade, os atrasos não são culpa dos advogados e sim da grave crise enfrentada pelo judiciário baiano nos últimos 30 anos, com grande déficit de servidores e falta de estrutura adequada para a maioria dos serventuários. Atualmente, 50% das Varas da Comarca estão sem juízes titulares.

O presidente da OAB-Itabuna, Edmilton Carneiro, afirmou que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia não pode ficar inerte diante de uma situação dessas, pois quem paga o preço é a população que tem seus direitos constitucionais negados.

“A situação que se encontra o poder judiciário em nossa cidade está insustentável, as principais Varas, como as duas de Crime e de Família, estão sem magistrados. Conseguimos agendar uma reunião com a nova presidente do TJ-BA, onde vamos expor a nossa situação e tentar buscar uma solução”, disse Dr. Edmilton.

RENAN DIZ QUE NOMEAÇÃO DE LULA AJUDA NAS NEGOCIAÇÕES COM O CONGRESSO

imagem_materia

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta quarta-feira (16) que o ex-presidente Lula tem, indiscutivelmente, boas relações com os parlamentares, mas que não dá para prever se ele irá ou não resolver a crise política e econômica do país.

“Não dá para fazer essa avaliação se ele teria ou não condição de resolver a crise. Seria muito essa projeção, mas ele tem boa relação com o Congresso, e eu torço que o Brasil melhore, que as coisas comecem a dar certo. Sinceramente, como senador e presidente do Congresso Nacional, torço para que as coisas melhorem”, disse Renan.

Ao falar da construção de diálogo com Lula, Renan disse que “conversar” é sempre muito importante.

“Especialmente com o presidente Lula que, como todos sabem, tem boas relações com o Congresso”, completou.

parceiros


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia