WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






LAVAGEM DO BECO EM ITABUNA SERÁ NO DIA 23 DE FEVEREIRO

Festa homenageará folião Nilton ‘Jega Preta’.

Com a suspensão do carnaval em Itabuna já anunciada pelo prefeito, as atenções se voltam para Lavagem do Beco do Fuxico 2019, evento que já está incluído no calendário cultural do município e tem data confirmada para o dia 23 de fevereiro. Este ano será prestada uma homenagem a um dos foliões mais ilustres da cidade, Nilton Ramos, o popular Nilton Jega Prêta, que é um dos fundadores do bloco Casados I… Responsáveis.

Nesta quarta-feira (16), representantes da Segurança Pública se reuniram com o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, para discutir e definir estratégias que garantirão a segurança e a tranquilidade dos foliões na festa.

O major do 15º Batalhão da Polícia Militar, Manoilzo Alves, informou que, além do suporte das viaturas, haverá ainda um efetivo com mais de 300 homens dentro do circuito. Ele também anunciou a implantação dos portais de abordagem com detector de metais. “Toda essa engrenagem pode ser desconfortável, mas é absolutamente necessária para evitar tumultos, agressões e desordem a ordem pública”, ressaltou o major. Além da PM, a Guarda Civil Municipal também fará a segurança do evento.

Já a Secretaria de Seguranca, Transporte e Trânsito (Sesttran) montará um esquema para fechar algumas ruas que darão acesso ao circuito.

ACM NETO DIZ QUE FOI CHAMADO PARA UMA CONVERSA COM RUI

Foto: André Carvalho / Ag Haack

O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que foi convidado para uma conversa com o governador Rui Costa nos próximos dias. Neto e Rui tiveram um breve encontro nesta quinta-feira (17) durante os festejos da Lavagem do Bonfim.

“Ele perguntou se eu estava semana que vem em Salvador e que, se eu tivesse, ele iria ligar pra gente ter uma conversa. Não tenho nenhuma dificuldade”, comentou ACM Neto.

De acordo com o site Bahia Notícias, ao ser questionado sobre o encontro, Rui evitou comentários. Ele também preferiu não se manifestar sobre a reforma do secretariado. “Quero falar de politica hoje não”, disse.

Já ACM Neto afirmou que a aproximação de Rui com nomes ligados ao seu grupo político, como Guilherme Bellintani e Geraldo Júnior, mostra que o partido do governador precisa buscar nomes de outro grupo político para a eleição de 2020.

FUX SUSPENDE INVESTIGAÇÃO SOBRE QUEIROZ A PEDIDO DE FLÁVIO BOLSONARO

Senador eleito pelo Rio, Flávio Bolsonaro. Foto: Tânia Rego

Estadão

O Ministério Público do Rio informou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, a suspensão do procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), Fabrício Queiroz, e de outros assessores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O pedido foi feito pela defesa de Flávio, filho do presidente Jair Bolsonaro.

A decisão determina que o processo fique suspenso até que o relator da Reclamação, ministro Marco Aurélio Mello, se pronuncie. A determinação de suspender a investigação foi feita pelo ministro Luiz Fux. O Ministério Público não informou o que motivou a decisão cautelar proferida nos autos da Reclamação de nº 32989. “Pelo fato do procedimento tramitar sob absoluto sigilo, reiterado na decisão do STF, o MPRJ não se manifestará sobre o mérito da decisão”, informou o órgão, por meio de nota.

O entendimento do Supremo sobre o alcance do foro privilegiado pesou na decisão de Fux de suspender o procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas de Queiroz. A suspensão foi determinada na quarta-feira (16) mesmo dia em que o pedido foi protocolado na Corte. Fux está exercendo interinamente a presidência da Corte por conta das férias do ministro Dias Toffoli e é responsável pelo plantão durante o período de recesso judiciário. :: LEIA MAIS »

LAVAGEM DAS ESCADARIAS E CHEGADA DE NAVIO AGITAM ILHÉUS NESTA QUINTA-FEIRA

Lavagem das escadaria da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Foto: Rodrigo Macedo

Os festejos populares de Ilhéus são marcas registradas da cultura local. As festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e mistura de elementos sagrados e profanos. A “Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião” é um tradicional evento do calendário turístico da cidade. Este ano, a manifestação acontece na quinta-feira (17), mesmo dia em que desembarca o navio MSC Seaview no porto do Malhado, com aproximadamente 5.210 passageiros.

A festa começa às 8 horas, com concentração na sede do sindicato dos estivadores, localizado na Avenida Dois de Julho. O cortejo sairá às 9 horas, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, passando pela Avenida Almirante Aurélio Linhares até a Praça Cairu, seguindo pela Rua Bento Berilo e Avenida Soares Lopes, rumo à Catedral de São Sebastião, onde as escadarias serão lavadas pelas baianas, com água de cheiro, celebração que antecede a comemoração do dia de São Sebastião, padroeiro dos estivadores, em 20 de janeiro.

Durante o percurso, a cadência dos tambores marca as passadas no ritmo afro, o desfile das baianas caracterizadas, carregando jarros com água de cheiro e as vassouras para o ritual da lavagem das escadarias, percussionistas dos blocos afro ilheenses, acompanhados por um mini trio, bloco de sopro “Guarda Embaixo”, turistas e comunidade, todos juntos na mesma sintonia. Como manda a tradição, um carro pipa no final da festa refrescará os presentes, aliviando o calor do verão.

TRADIÇÃO – O cortejo da lavagem reúne fiéis católicos e das religiões de matrizes africanas, ocorre desde a primeira metade do século XX, idealizado pelos estivadores ilheenses e é uma manifestação marcada pela fé, alegria e homenagens ao padroeiro da categoria, São Sebastião.

O MSC Seaview, maior navio de cruzeiro em operação no litoral brasileiro, atracou em Ilhéus nesta quinta-feira (17). Foto: Clodoaldo Ribeiro

LAVAGEM DO BONFIM REÚNE MILHARES DE FIÉIS E TURISTAS EM SALVADOR

O cortejo de oito quilômetros entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, na Cidade Baixa, teve início às 8h desta quinta-feira (17). Foto: Joilson César/Ag. Haack

 

Milhares de pessoas participam nesta quinta-feira (17) da Lavagem do Bonfim. A tradicional celebração, que acontece na segunda quinta-feira após a festa de Reis, reúne baianos e turistas, que realizam um cortejo de oito quilômetros entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, na Cidade Baixa.

A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da “irmandade dos devotos leigos” obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá.

O ponto alto da festa ocorre quando o adro e as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter, que despejam água de cheiro, ao som das palmas, cânticos e do hino do Senhor do Bonfim. A lavagem no interior do templo foi proibida pela Arquidiocese de Salvador. Terminada a parte religiosa, a festa continua no largo do Bonfim. 

Este ano, o tema escolhido para a festa foi Jesus, o amado Senhor do Bonfim. Os devotos são convidados a participarem de todas as celebrações vestindo roupa branca para simbolizar o desejo de paz e para valorizar a tradição baiana de subir a Colina Sagrada com trajes brancos.

O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim estará ornamentado com flores brancas e atrás da cruz serão fixadas quatro fitas com as seguintes inscrições: Paz para a cidade do Salvador; Paz para o Estado da Bahia; Paz para o Brasil e Paz para o mundo inteiro. A frente do andor os fiéis estenderão ao longo do trajeto uma grande bandeira branca, medindo aproximadamente 100 metros, com a palavra “Paz”.

PRESO HOMEM QUE ATROPELOU ESPOSA E FILHA DE OITO ANOS

Foto: Divulgação

A Polícia Militar prendeu na noite de terça-feira (15), Luciano Menezes Matos, 34 anos, poucos momentos depois de atropelar a esposa e a filha de oito anos, no bairro de Roma, em Salvador.

Acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), os policiais foram até a rua Francisco de Souza e prenderam o criminoso que estava prestes a ser linchado pela população.

“As informações iniciais apontam que após uma discussão entre o casal, a mulher resolveu ir para casa da sua mãe. Nesse momento, ele pegou o carro, perseguiu e atropelou as vítimas”, explicou o comandante da 17ª CIPM, major Everton Monteiro.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e conduziu a criança e a mãe para o Hospital Geral do Estado (HGE). Luciano foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Contra a Criança (Derca).

BRASIL E ARGENTINA PRECISAM CRIAR NOVAS OPORTUNIDADES, AFIRMA BOLSONARO

Presidente argentino foi recebido por Bolsonaro em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que Brasil e Argentina precisam criar novas oportunidades de comércio e investimentos. Ele e o presidente argentino, Maurício Macri, se encontraram em Brasília, nesta quarta-feira (16), para debater interesses comuns. Foi a primeira visita oficial de um chefe de Estado desde a posse de Bolsonaro, no dia 1º de janeiro.

A cerimônia oficial de chegada de Macri contou com a revista às tropas e a subida da rampa do Palácio do Planalto, onde foi recepcionado por Bolsonaro. Depois dos cumprimentos para as fotos no Salão Nobre, houve a apresentação das delegações.

Durante a manhã, os dois chefes de Estado participaram de reuniões e, no início da tarde, seguiram para um almoço no Itamaraty. Eles também fizeram uma declaração à imprensa na qual Bolsonaro classificou a agenda bilateral como muito rica.

RELAÇÕES BILATERAIS

Segundo Macri, modernização nas relações bilaterais e do Mercosul são necessárias para que os países possam se adaptar aos desafios do século 21 e aproveitar as oportunidades que o mundo pode oferecer. :: LEIA MAIS »

MOTORISTAS COM RISCO DE SUSPENSÃO DA CNH DEVEM APRESENTAR DEFESA ATÉ DIA 31

Foto

Foto: Ilustração

Os mais de 40 mil condutores baianos que respondem ao processo de suspensão do direito de dirigir podem apresentar a defesa prévia, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), até o próximo dia 31.

No interior do estado, o cidadão deve procurar as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou postos avançados da autarquia. Em Itabuna a 5ª Ciretran funciona no Complexo Policial, no Bairro Jardim Primavera. Já em Ilhéus, o motorista deve se dirigir à 13º Ciretran, localizada no Distrito Industrial, no Iguape.

A defesa precisa estar escrita, datada, assinada e acompanhada de cópia de identificação civil. O documento também pode ser enviado pelos Correios para o endereço da sede do Detran-BA (Avenida ACM, 7744, Pernambués, Salvador-BA/ CEP 41.100-140). O motorista que não apresentar o recurso responderá ao processo com os efeitos da revelia. A relação dos condutores notificados está disponível no site do Detran.

GOVERNO DA BAHIA IMPLANTARÁ 200 SALAS PARA O TRATAMENTO DE PÉ DIABÉTICO NOS MUNICÍPIOS

 

Foto: Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16), uma portaria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que define os critérios para a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre 2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, as amputações decorrentes de complicações do pé diabético constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, levando em conta as elevadas taxas de internação hospitalar. “Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, as amputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistema de saúde” afirma Villas-Boas.

“Sem o adequado acompanhamento, o paciente diabético não realiza exames, não toma os medicamentos e acaba por ir a uma emergência de um hospital com o pé infectado que levará, possivelmente, à amputação de um dos membros”, pontuou. :: LEIA MAIS »

GOVERNADOR ANUNCIA NOMEAÇÃO DE 200 COORDENADORES PEDAGÓCICOS

Foto: Reprodução/Facebook

O Governo do Estado nomeará 200 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso da Educação, realizado em agosto de 2018. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (15).

A lista dos coordenadores nomeados será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (16). “Nós conseguimos alcançar o número de 598 pessoas aprovadas no concurso. Vamos chamar agora 200 e os outros 398 coordenadores serão nomeados posteriormente. E por que não estamos chamando todos? Por uma questão: o Estado ainda está no chamado limite prudencial de gastos com pessoal. Assim que o Estado sair do limite prudencial, nós convocamos os demais”, explicou Rui.

O governador lembrou ainda que também será publicada nesta quarta-feira (16), no DOE, a nomeação dos 2.089 professores convocados no concurso. “Em nome do povo da Bahia, quero desejar boas-vindas a cada um de vocês. Que entrem no serviço público com vontade e dedicação, transformando a vida das pessoas. Nossas crianças dependem de todos nós para que tenham esperança e um futuro melhor”, acrescentou Rui.

BOLSONARO SANCIONA ORÇAMENTO DA UNIÃO DE 2019

O orçamento deste ano prevê um total de R$ 3,38 trilhões em despesas. foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019 (Lei 13.808/19). O texto, aprovado no final do ano passado pelo Congresso, prevê um total de R$ 3,38 trilhões em despesas. Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16), a lei prevê que o ano de 2019 fechará com deficit primário de R$ 139 bilhões, resultado igual à meta fiscal estabelecida para o ano.

Bolsonaro impôs dois vetos à proposta orçamentária. Um deles na restruturação da carreira de servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o outro relativo à de um fundo especial para investimento na área de modernização e inovação no Poder Judiciário.

O presidente terá que lidar com outro rombo nas contas. Isso porque a chamada “regra de ouro”, prevista na Constituição, proíbe que o governo se endivide para pagar despesas correntes, como salários e custos de manutenção. Nesse ponto, o orçamento ficou com uma insuficiência de R$ 248,9 bilhões, o que significa que as despesas do dia a dia vão superar as operações de crédito nesse montante. :: LEIA MAIS »

EVENTO REUNIRÁ GRANDES NOMES DO JORNALISMO ESPORTIVO EM ILHÉUS

A cidade de Ilhéus será sede do 1º Workshop de Jornalismo Esportivo – o cenário do futebol moderno, no próximo dia 26 de janeiro, no Centro de Convenções, a partir das 8h. A realização do evento é da jornalista Monique Ribeiro, da MR Eventos.

Será o maior encontro para discutir futebol do sul da Bahia. Está escalado um time de palestrantes do mais alto nível: Marcelo Sant’ana (ex-presidente do Bahia e gestor esportivo), André Henning (jornalista do canal Esporte Interativo), Julio Brant (gestor de negócios e marketing), Vanessa Riche (jornalista do canal Fox Sports e da Rádio Globo) e Renan Pinheiro (repórter da Rede Bahia).

Os ingressos para participar do workshop podem ser adquiridos em Ilhéus (stand do Karioca), Itabuna (Cadê Ingresso e loja Colcci do Shopping Jequitibá) ou por meio dos telefones 73-98842-9612 ou 98168-3527.

BIOMETRIA: QUASE MIL TÍTULOS PODEM SER CANCELADOS EM JUSSARI

Biometria será obrigatória para eleitores que fazem parte da 28ª zona de Itabuna. Foto: Divulgação

Dos 4.879 eleitores de Jussari, município que faz parte da 28ª Zona Eleitoral de Itabuna, 3.882 ainda não procuraram o cartório para fazer a coleta dos dados biométricos. Somente 997 estão biometrizados, o que representa 20,43% do eleitorado. A Justiça Eleitoral reforça que a revisão biométrica é obrigatória e o cidadão que não comparecer até 22 de fevereiro de 2019 terá o título cancelado.

Com o cancelamento do título, o eleitor fica impossibilitado de obter passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos previstos no art. 7º do Código Eleitoral.

Para fazer o recadastramento biométrico, basta apresentar original de documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência atualizado. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no posto de atendimento, localizado na Avenida Itabuna, Centro, Jussari-BA.

QUEM DEVE FAZER A BIOMETRIA

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores domiciliados no município, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade), mas que queiram continuar a exercer o direito ao voto.

ACUSADO DE TENTAR COMPRAR CRIANÇA É PRESO NO SUDOESTE DA BAHIA

Foto: Divulgação

Policiais da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória cumpriram mandado de prisão preventiva de Sinvaldo Lenes Vieira, de 71 anos, na manhã desta terça-feira (15), na zona rural de Botuporã, no sudoeste da Bahia.

Ele é acusado de envolvimento na tentativa de vender um garoto de 12 anos, na rodoviária de Santa Maria da Vitória, no último sábado (12). Sinvaldo pagaria o valor de R$ 5 mil à mãe da criança, Maria Rocha Roque, presa em Bom Jesus da Lapa, no mesmo dia.

Com antecedentes por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, Sinvaldo foi conduzido para sede da 26ª Coorpin/Santa Maria, onde prestou depoimento e permanecerá à disposição da Justiça.

A mãe da criança foi autuada por tráfico de pessoas e encaminhada para a cadeia pública de Santa Maria da Vitória. Ela confessou que entregaria a criança a um homem e receberia R$ 5 mil.

LEGISLAÇÃO: CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE POSSE E PORTE DE ARMAS

Foto: Ilustração

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta terça-feira (15) decreto para regulamentar o Estatuto do Desarmamento e garantir ao cidadão brasileiro o direito de possuir uma arma. Porém, o texto não modifica a lista de quem pode portar armamentos.

De forma excepcional, a Polícia Federal concede o direito ao porte de arma de fogo somente quando o requerente demonstrava efetiva necessidade, seja por exercício de atividade profissional de risco ou por ameaça à sua integridade física. A punição para o porte ilegal varia entre dois e quatro anos de reclusão, além de multa.

“São dois conceitos próximos, mas diferentes. A posse da arma te dá a possibilidade de comprar uma arma e fazer o seu registro”, explicou o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Antônio Boudens. “Já com o porte, você adquire um direito a mais, que é o de portar a arma, de andar com ela.”

POSSE

Com o direito à posse, a arma de fogo só pode ser mantida no interior de residência ou em local de trabalho, desde que o dono seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa. A legislação brasileira estabelece uma série de requisitos para a aquisição de armas.

Nos casos dos cidadãos comuns, é necessário ter, no mínimo, 25 anos. Além disso, é preciso apresentar documento comprobatório de ocupação lícita; declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido; declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal; comprovação de idoneidade, de aptidão psicológica e de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo, entre outros documentos. :: LEIA MAIS »




janeiro 2019
D S T Q Q S S
« dez    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia