WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






PREFEITO DISCUTE PROPOSTA DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ATUAL HOSPITAL REGIONAL DE ILHÉUS

Prefeito de Ilhéus durante encontro com o secretário estadual da Casa Civil. Foto: Secom

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, cumpriu agenda de trabalho nesta quinta-feira (19) em Salvador. No Gabinete da Casa Civil do governo do Estado, reuniu-se com o secretário Bruno Dauster, para tratar da proposta de municipalização do Hospital Regional Luiz Viana Filho, e, com o secretário Maurício Barbosa, de Segurança Pública, a quem apresentou reivindicações para melhor aparelhamento da Polícia Civil no município. Ele esteve acompanhado pela deputada estadual Ângela Souza e pelos secretários municipais de Saúde, Elizângela Oliveira, e de Administração, Bento Lima.

Com a construção e funcionamento do novo Hospital da Costa do Cacau, à margem da Rodovia Jorge Amado, o governo do Estado e a Prefeitura de Ilhéus discutem o futuro do atual Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado no bairro da Conquista e que pertence à rede estadual de saúde. A proposta é a transformação do equipamento em uma unidade materno-infantil. Durante o encontro na Casa Civil, ficou agendada uma reunião técnica a ser realizada na próxima terça-feira, 24 de outubro, em Salvador, com a participação da secretária Elizangela Oliveira. :: LEIA MAIS »

FESTIVAL SURF SOUND VAI MOVIMENTAR O TURISMO EM ITACARÉ

Praia da Tiririca será o grande palco do Festival de Surf. Foto: Ascom Setur

Mais de seis mil turistas são esperados no Circuito Mundial de Surf em Itacaré, entre 26 e 29 de outubro, na praia da Tiririca. O evento, apoiado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) e Secretaria do Turismo do Estado (Setur), terá a presença de atletas de 20 países e coloca a cidade como referência internacional do esporte.

O setor hoteleiro de Itacaré registra 70% de reservas, com expectativa positiva para ocupação total – são seis mil leitos distribuídos em 190 meios de hospedagem. No comércio, é esperado um aumento de 30% nas vendas.

Itacaré sediou o evento mundial nos anos de 2013, 2014 e 2015, sendo considerado sucesso total, e a única etapa do circuito da World Surf League na região Nordeste. O evento reuniu os melhores surfistas do Brasil e de vários países.

:: LEIA MAIS »

PM CONVOCA CANDIDATOS DE CONCURSOS PARA ENTREGA DE EXAMES

Foto: Divulgação

A edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado publicou os cronogramas de convocações dos candidatos aprovados nos concursos para oficiais e soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA), para a realização das avaliações médica e odontológica, e também do Teste de Aptidão Física (TAF).

Os concursos para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) e o Curso de Formação de Oficiais (CFO) contam ainda com as etapas de avaliação psicológica, investigação social e entrega de documentação. Os candidatos devem estar atentos às instruções publicadas para as realizações dos exames a fim de evitar eliminação do certame.

BASE AVANÇADA DA CIPE CACAUEIRA É INAUGURADA EM IBICARAÍ

Governador Rui Costa entrega a Base Avançada da CIPE Cacaueira, em Ibicaraí. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Em visita a Ibicaraí, nesta sexta-feira (20), o governador Rui Costa inaugurou a sede avançada da Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE) Cacaueira e lançou o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, que tem como objetivo a recuperação e preservação do rio por meio de ações que promovem a proteção de nascentes e cursos d’água.‬ O município completará 65 anos de emancipação política neste domingo.

Durante o evento, que contou com a presença de 16 prefeitos e sete ex-prefeitos de municípios da região, o governador Rui Costa recebeu o título de cidadão honorário de Ibicaraí. “Quero agradecer esta homenagem que recebi da Câmara de Vereadores. Esse reconhecimento aumenta ainda mais a minha responsabilidade e meu compromisso com Ibicaraí. Hoje realizei entregas e inaugurações que com certeza são de grande importância para o desenvolvimento do município e da região, e vou continuar trabalhando em parceria com o prefeito Lula Brandão, para melhorar a vida da população desta cidade”, afirmou o governador.

Cipe

A nova sede da CIPE conta com uma guarnição do Tipo C, com quatro homens e uma viatura para operações em Ibicaraí e as regiões vizinhas de Floresta Azul, Jussari, Itaju do Colônia e BR-414, que liga Ilhéus a Vitória da Conquista. O espaço também funcionará como uma base avançada da CIPE Cacaueira, que tem sede em Ilhéus e é responsável pelo policiamento de 40 municípios da região. :: LEIA MAIS »

ENEM: CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA PARTICIPANTES

Foto: Divulgação

Estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar o cartão de conformação de inscrição. Disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento também pode ser consultado pelo aplicativo do Enem, desde que o app seja atualizado. O Enem 2017 será aplicado em 12.416 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras.

Participantes que já acompanham as etapas do exame por meio de dispositivos móveis devem atualizar o aplicativo nas lojas Google Play (para Android) ou App Store (para IOS). Os participantes que fizerem o download pela primeira vez, gratuitamente, já terão acesso à base de dados atualizada.

O cartão informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. O Inep sugere que todos os participantes, principalmente aqueles com atendimento diferenciado – específico, especializado e por nome social – confiram esses dados com antecedência.

Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação. Não é obrigatório levar o cartão de confirmação impresso no dia das provas.

Declaração – A partir desta edição do Enem, o estudante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na Página do Participante. No dia da aplicação, é preciso colher a assinatura do coordenador de local de prova. A declaração referente a 5 de novembro, primeiro dia do exame, já está liberada para download. A declaração de 12 de novembro será liberada a partir de 6 de novembro. O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

:: LEIA MAIS »

MULTAS DE TRÂNSITO PODERÃO SER PAGAS EM PARCELAS E COM CARTÃO DE CRÉDITO

O parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito. Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) resolução que altera a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos aos veículos. A partir de agora, os pagamentos poderão ser feitos em parcelas, por meio de cartão de crédito. Cartões de débito também poderão ser utilizados para pagamentos integrais.

O conselho aponta que a medida objetiva aperfeiçoar o processo de cobrança e quitação de débitos. O parcelamento poderá englobar uma ou mais multas de trânsito. O órgão de trânsito receberá o valor integral no momento da operação e, então, procederá com a regularização do veículo.

Caso a divisão do valor em parcelas gere cobrança de juros, o acréscimo deverá ficar a cargo do titular do cartão, que deve ter acesso a informações sobre custos operacionais antes da efetivação da operação de crédito. Já as operadoras arcarão com possíveis atrasos. :: LEIA MAIS »

TEMPORADA DE CRUZEIROS TURÍSTICOS COMEÇA DIA 10 DE DEZEMBRO EM ILHÉUS

Foto: Divulgação

A temporada de cruzeiros marítimos aquece a atividade turística na Bahia, entre a primavera e o verão, quando milhares de visitantes desembarcam dos transatlânticos nos portos de Ilhéus e Salvador, únicas cidades do estado incluídas na rota desses navios. Este ano, a chegada dos cruzeiros em Ilhéus começa no dia 10 de dezembro e vai até 7 de março de 2018, trazendo à cidade cerca de 72 mil turistas.

O primeiro navio a aportar em Ilhéus será o Costa Favolosa, às 8 horas, no dia 10 de dezembro. Em seguida, no dia 17, atracará o MSC Música, e nos dias 19 e 26, o MSC Prezioza. O secretário municipal de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, vê com otimismo o crescimento de cruzeiros com destino à cidade.

Segundo ele, na temporada passada houve um incremento de 10 por cento no fluxo de turistas de transatlânticos. “Esse é um dado positivo que nos estimula a trabalhar com mais afinco. Afinal, a parada dos navios para a cidade tem uma importância muito grande, tanto para o comércio como para a cadeia de serviços voltada ao setor de turismo, com a geração mão de obra e de mais renda, e a promoção de Ilhéus como destino turístico”, afirma Lobão.

O secretário acrescenta que “isso roda a economia, gera emprego e renda e ainda dá visibilidade a Ilhéus. Para o turismo, isso é importantíssimo. Cerca de 30 por cento do público do cruzeiro é de estrangeiros, então a gente extrapola fronteiras divulgando o nosso destino”. :: LEIA MAIS »

SUTRAN DESMENTE CÂMERA ESCONDIDA E CRITICA “INVERSÃO DE VALORES” POR PARTE DE ALGUNS MOTORISTAS

Ao fundo carro da Sutran à espera de manutenção, onde comumente acontecem ‘roubadinhas’. Foto: Divulgação

Tem repercutido muito nas redes sociais a informação de que a Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) estaria monitorando com radares e câmeras a região da cabeceira da ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus, com equipamentos escondidos em um veículo estacionado no local. O diretor do órgão, Gilson Nascimento, assegura que não passa de uma notícia falsa. “O veículo em questão passou algumas horas estacionado nas proximidades da ponte em função de uma pane no seu sistema de ignição”, esclareceu Nascimento.

O diretor resolveu se pronunciar a respeito do boato, para combater e criticar o que definiu como “inversão de valores” por parte de alguns motoristas que se expressaram através das redes sociais com soluções que poderiam ser encaradas como atos de esperteza mas que podem ocasionar – e tem ocasionado – graves transgressões nas normas de trânsito.“Fui rebatido a um sentimento de reflexão”, afirmou hoje (18) pela manhã. Nascimento criticou a forma como a falsa notícia foi propagada, pois a finalidade maior da legislação de transito deve ser sempre estar em defesa da vida. :: LEIA MAIS »

CCJ APROVA RELATÓRIO PELA INADMISSIBILIDADE DE DENÚNCIA CONTRA TEMER

Votação favorável ao relatório e ao presidente Michel Temer já era previsível. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na noite de hoje (18) por 39 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa. Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência também são citados na denúncia pelo crime de organização criminosa.

O placar inferior ao registrado na apreciação da denúncia anterior já era esperado pelo governo. Após uma manobra do PSB, a líder do partido e aliada do Planalto, deputada Tereza Cristina (MS) foi substituída pelo oposicionista deputado Júlio Delgado (MG). Com isso, a base governista teve três votos a menos do que o registrado na votação do parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Naquela ocasião, 42 deputados foram favoráveis ao parecer que também recomendava a rejeição da denúncia.

Em dois dias de debates, 61 deputados se manifestaram sobre o parecer elaborado por Andrada. Apenas 13 oradores se manifestaram favoráveis aos acusados. A maioria dos oradores argumentou que há elementos graves suficientes para encaminhar a denúncia para investigação. Já representantes da base aliada sustentaram que as provas são frágeis e que nem o presidente nem os ministros devem ser afastados por acusações feitas por delatores criminosos. :: LEIA MAIS »

SENADO DERRUBA DECISÃO DO STF CONTRA AÉCIO

Afastado há 21 dias, Aécio poderá retomar cargo no Senado. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Plenário do Senado decidiu, nesta terça-feira (17), por 44 votos a 26, em votação aberta e nominal, rejeitar a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e mantê-lo em recolhimento noturno. Aécio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva e obstrução de justiça, com base em delações premiadas da empresa J&F.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a decisão do Plenário tem efeito imediato e será comunicada ao STF nesta quarta-feira (18). Com isso, Aécio Neves, que estava afastado temporariamente do mandato desde 26 de setembro, já está de volta ao exercício do cargo.

Cinco parlamentares discursaram pela manutenção das medidas cautelares impostas a Aécio Neves. O senador Alvaro Dias (Pode-PR) afirmou que o Plenário precisa respeitar o papel do STF como intérprete da Constituição.

“Estamos aqui para definir se a decisão do Supremo vale ou não vale, se a respeitamos ou não. Não votamos contra o senador [Aécio Neves]. Votamos em respeito à independência dos Poderes e em respeito a quem cabe a última palavra sobre a interpretação da Constituição, que é o STF, e não o Senado”, disse.

A defesa de Aécio Neves coube a outros cinco parlamentares. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA), que responde a sete inquéritos no STF, criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo, que classificou como “equivocada”. :: LEIA MAIS »

PRESIDENTE DA CCJ PEDE PRORROGAÇÃO DE 3 SESSÕES PARA ANALISAR DENÚNCIA CONTRA TEMER

Foto: Andre Dusek

Reuters

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), apresentou nesta terça-feira um requerimento para prorrogar por mais três sessões a análise da denúncia contra o presidente Michel Temer.

O pedido tem de ser aprovado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O prazo para a tramitação da acusação na CCJ encerra-se inicialmente na quarta-feira.

Aliados do governo atuam para acelerar a fase de discussão, que se iniciou nesta terça-fera. Muitos deles desistiram de fazer intervenções na comissão. Os governistas querem votar o parecer contrário ao prosseguimento da denúncia, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), até a quinta-feira na comissão. Em seguida, ela seguirá para análise do plenário da Câmara.

INSCRIÇÕES DE CONCURSO DOS CORREIOS TÊM PRAZO PRORROGADO

Foto: Correios

As inscrições do concurso público, em âmbito nacional, para o preenchimento de vagas nas áreas de Segurança e Medicina do Trabalho foram prorrogadas. Os interessados têm até o dia 5 de novembro para se inscreverem, via internet, para 80 vagas destinadas aos cargos de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho.

A seleção tem como objetivo repor o quadro de profissionais técnico-especializados dos Correios, em cumprimento às exigências de norma regulamentadora do Ministério do Trabalho. Essa norma estabelece, dentre outros critérios, a exigência legal mínima de um quantitativo de cargos para compor o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) da empresa.

O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais), para os cargos de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, e R$ 70,00 (setenta reais), para os cargos de Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho. :: LEIA MAIS »

VEREADORES SE REÚNEM COM PREFEITO E PROFESSORES; GOVERNO MANTÉM CORTE DE GRATIFICAÇÃO

Aos vereadores e representante dom SIMPI, Fernando Gomes alega crise e queda da receita como razões para corte. Foto: Pedro Augusto

A vinte dos 21 vereadores de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes externou nessa segunda, 16, a recusa em retomar o adicional por Atividade Complementar (AC) a 428 professores. No entendimento do Governo, a vantagem paga a esse grupo estaria em desacordo com o Plano de Cargos (lei municipal) e com o Piso do magistério (lei nacional). Gomes também alegou que a queda na receita inviabiliza universalizar o AC – que é 20% sobre o salário-base.

Para a secretária de Educação, Anorina Smith, “houve erro da gestão passada [do prefeito Claudevane Leite] com o AC estendido a professores que não tinham direito ao benefício”. Anorina propõe que, “no momento em que o prefeito Fernando Gomes achar conveniente” seja criado, dentro do Plano, um incentivo de regência contemplando todos os educadores municipais.

A presidente do Simpi, Carminha Oliveira, sustentou a legalidade do adicional para os professores que recebem AC há 10 anos. Conforme a sindicalista, com base na CLT, regime trabalhista que rege a docência itabunense, após o decênio a vantagem deve ser incorporada ao salário. Neste ponto, o Executivo solicitou ao sindicato a relação dos prejudicados para análise de cada caso. :: LEIA MAIS »

REDAÇÃO DO ENEM QUE DESRESPEITAR DIREITOS HUMANOS PODE RECEBER NOTA ZERO

Agência Brasil

Entre as regras a serem seguidas pelos candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na elaboração da prova de redação está o respeito aos direitos humanos. Quem defender ideias avaliadas como contrárias aos direitos humanos poderá receber nota zero na redação.

De acordo com a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017, divulgada hoje (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), algumas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos, como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”, isto é, sem a intervenção de instituições sociais devidamente autorizadas.

Também ferem os direitos humanos, a incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, condição física, origem geográfica ou socioeconômica e a explicitação de qualquer forma de discurso de ódio voltado contra grupos sociais específicos. Segundo o Inep, apesar de a referência aos direitos humanos ocorrer apenas em uma das cinco competências avaliadas, a menção ou a apologia a tais ideias, em qualquer parte do texto, pode anular a prova. :: LEIA MAIS »

CAIXA E BB ANTECIPAM EM DOIS DIAS PAGAMENTO DO PIS/PASEP A CORRENTISTAS

Correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil com mais de 70 anos recebem hoje depósitos do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Público. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Agência Brasil

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB) com mais de 70 anos recebem hoje (17) os depósitos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Público (Pasep). Os bancos transferirão, sem custos, o dinheiro aos beneficiários com conta nas instituições financeiras.

Quem não tiver conta na Caixa, que administra o PIS, ou no Banco do Brasil, que gerencia o Pasep, só poderá sacar os recursos a partir da próxima quinta-feira (19), quando começa o calendário oficial de saques. A retirada poderá ser feita nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes bancários e nas casas lotéricas, dependendo do valor das cotas.

A retirada é válida somente para os trabalhadores com carteira assinada que contribuíram para algum dos dois fundos até 4 de outubro de 1988.

Em 17 de novembro, começará o saque para aposentados. Em 14 de dezembro, a retirada será liberada para homens a partir de 65 anos e para mulheres a partir de 62 anos. Não há data limite para os saques. Os herdeiros de cotistas falecidos podem sacar o dinheiro a qualquer momento. :: LEIA MAIS »




outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia